Entenda os benefícios de criar uma rotina saudável para dormir
Uma rotina adequada de sono ajuda a dormir melhor e a ser uma pessoa mais ativa, saudável e feliz. Por isso, vale a pena conhecer os benefícios de criar uma rotina saudável para dormir.
Uma das melhores coisas da vida é ter uma boa noite de sono, não é mesmo? Deitar cansado e acordar sentindo-se revigorado costuma dar ânimo para encarar o dia, que até parece ter mais cor e a vida faz até mais sentido.
Ter uma boa noite de sono pode fazer a diferença em diversos setores da vida, pois resolvemos problemas com mais clareza no serviço e temos mais disposição para fazer as tarefas diárias.
Mas não é sempre que a gente consegue acordar com essa sensação. Por isso, é fundamental desenvolver uma rotina saudável para dormir. Banho relaxante, evitar o uso excessivo de telas, colocar óleo essencial no difusor e usar melatonina 10mg podem ser algumas das medidas diárias que você pode adotar.
Agora, por que tomar essas medidas e atitudes? Os benefícios são inúmeros, desde o fortalecimento do sistema imunológico até a beleza da pele. Uma rotina de sono fará de você uma nova pessoa.
Melhora o desempenho físico
Uma boa noite de sono faz com que a gente tenha mais desempenho para fazer as atividades do dia a dia, incluindo aquela ida à academia. Assim, isso ainda garante um treino mais produtivo, porque a produção de GH melhora a performance física.
Além disso, outro benefício é que, durante o sono, acabamos produzindo leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade — e já sabemos que quando nos alimentamos adequadamente, estamos nutrindo o corpo de forma mais saudável. É uma forma de unir o útil ao agradável.
A pele fica mais bonita
Sim, e não é mito. O sono de beleza existe, sim! Noites bem dormidas te deixam com um aspecto mais feliz e saudável, evitando que você tenha olheiras e palidez, deixando a pele mais bonita e a autoestima renovada!
Uma boa rotina de sono mantém seu cortisol regulado e ajuda você a ser mais feliz e a se sentir menos estressada.
Melhora o humor
A falta de humor e a falta de ânimo são frequentes em pessoas que não conseguem dormir bem. Isso porque quando não conseguimos descansar, podemos inibir a produção de serotonina, um hormônio produzido pelo corpo, responsável pela sensação de prazer, relaxamento e de calma.
Além disso, apresentamos sinais de cansaço e de fadiga com muito mais intensidade, influenciando na nossa memória. Afinal, uma noite relaxante possibilita que a gente conheça todas as fases do sono. É nesse momento que o seu cérebro filtra as informações do dia, armazenando o que for importante.
Se você dorme mal, seu cérebro não consegue fazer isso da melhor forma. Logo, problemas de falta de concentração, foco e memória são frequentes.
Aumento da produtividade
Ao obter um descanso adequado, você tende a despertar revigorado. Com o corpo completamente relaxado, a sensação de energia aumentará significativamente. Assim, tanto o corpo quanto a mente tendem a ser mais produtivos.
Essa mudança será perceptível até na sua capacidade de concentração. Uma pessoa cansada sofre de falta de foco e enfrenta dificuldades para processar informações.
Previne problemas de saúde
A falta de sono reduz as células de defesa do corpo, tornando-nos mais vulneráveis a infecções e favorecendo o aparecimento de algumas doenças.
- Problemas cardíacos: a falta de sono regular e noites mal dormidas podem desregular a produção hormonal e química do corpo, elevando o risco de doenças cardíacas.
- Diabetes: a interrupção do sono diminui a liberação de hormônios que controlam a glicose no sangue, aumentando os níveis de açúcar e potencialmente levando ao diabetes.
- Hipertensão: o sono irregular pode causar aumentos persistentes na pressão arterial, resultando em hipertensão.
- Obesidade: a ausência de sono desregula o metabolismo e reduz a produção de leptina, o hormônio que sinaliza a saciedade, levando ao aumento da ingestão de alimentos.
Distúrbios mentais: o equilíbrio mental depende de um corpo equilibrado. A falta de sono pode desregular a produção de hormônios como o cortisol, desencadeando depressão e ansiedade.