Importância do Instagram para empresas
Para muitas pessoas, o Instagram é a rede social mais importante dos tempos atuais. E essa não é, apenas, uma afirmação emocional. Mas, também, está apoiada em diversos dados.
No entanto, esses são fatores um pouco mais complexos e que merecem um aprofundamento maior. O que não tem como negar é que se trata de uma rede social, extremamente, relevante. Tanto para usuários comuns, quanto para empresas. Nesse sentido, há diversos meios que podem contribuir para aumentar sua visibilidade e credibilidade no seu Instagram. Um deles é o método de comprar visualizações reels Instagram, que já são bastante utilizadas pelos usuários.
Segundo estatísticas referentes à redes sociais, o Instagram é a quarta rede social mais popular do mundo (depois de Facebook, YouTube e WhatsApp), com mais de 1,2 bilhão de usuários. Isso se considerarmos as redes sociais asiáticas, que se servem de uma população gigantesca.
Trazendo para a nossa realidade, no Brasil, nós temos mais de 95 milhões de pessoas usando a rede. O que é quase metade da população de um dos países mais populosos do planeta.
E isso vale tanto se você for um MEI quanto se estiver representando uma multinacional. Isso pois uma enorme parcela dos seus clientes, também, vai estar usando o Instagram. E isso inclui os seus clientes em potencial.
Tudo isso que nós falamos acaba por tornar o Instagram um recurso sem o qual as empresas não podem passar sem. Assim sendo, se a sua marca não possui uma conta nele, ela deve ter o mais rápido possível.
E, caso você tenha uma conta mas não a movimente, precisa mudar isso também. Ele deve estar, perfeitamente, integrado às suas estratégias de comunicação. E, caso elas não estejam surtindo efeito, você precisará revê-las e ajustá-las à realidade.
E é sobre tudo isso que falaremos neste artigo. Além da importância do Instagram para empresas, nós vamos dar dicas de como você pode usar a rede social, para extrair o máximo que puder dela. Fique com a gente!
O Instagram como uma forma de marcar presença online
A primeira coisa que você deve se perguntar é como é a atividade da sua empresa na rede. Qual é a frequência das suas postagens? E você responde a todos os comentários? E suas mensagens diretas?
Você não precisa, apenas, ter respostas para essas perguntas. É preciso que elas sejam claras, para determinar se você está utilizando o Instagram corretamente.
Não importa a sua marca. Ela deve estar presente no digital. Isso pois vivemos em um mundo, desde muito tempo e, cada vez mais, conectado. Assim, de uma forma ou de outra, a sua empresa será assunto nas redes sociais.
E uma presença forte online não, apenas, evita um problema. Como pode ser parte de uma solução.
E não existe escapatória para isso. Assim que você chegar em um nível de relevância, vão começar a procurar pela sua marca na internet e nas redes sociais. Assim, caso você tenha conta nelas, vai conseguir participar, de forma ativa, nessas discussões.
E isso vai levar a uma melhor construção de relacionamento com o seu público-alvo. Logicamente, voltando a situação a seu favor. E tendo controle do que está sendo falado.
Porque saiba que algo será dito. Se não por você, outros vão falar da sua marca. Assim, é melhor que você esteja presente do que alheio à discussão.
E esses conceitos de presença e de ausência são muito importantes no Instagram. É vital que você marque presença. E isso vai demandar mais esforço do que, apenas, criar uma conta na rede social.
Para que a sua presença digital cresça, é necessário que você demonstre aos seus seguidores que a sua marca é, sim, relevante para eles. E isso tem de ser feito diariamente. E, para isso, você precisa apostar em conteúdo de qualidade.
Criando uma estratégia de conteúdo de qualidade
Como você deve saber, o ambiente das redes sociais está, a cada dia que passa, mais competitivo. E isso vale, logicamente, para o Instagram.
Como o número de publicações é muito grande, apenas aquelas que são mais relevantes ao usuário aparecem em seu feed. Logo, é preciso criar conteúdo para Instagram que se enquadre nesse critério, para não cair nesse limbo.
E o primeiro passo é que a sua empresa esteja ativa no Instagram. No entanto, apenas isso não basta.
É preciso que você poste, em seu feed, ao menos, 3 vezes na semana. No entanto, quando for possível, o ideal é que isso seja feito diariamente.
Além disso, as demais ferramentas não podem ser ignoradas. Ou seja, você vai ter que produzir conteúdo para o IGTV, para os stories e para o Reels.
Isso pois a rede tende a priorizar quem faz uso das ferramentas mais novas. Sendo o Reels o maior exemplo disso. Por isso, ele tem ganhado tanto alcance. E por isso, você precisa se mexer para produzir conteúdo para essa funcionalidade.
No entanto, caso precise criar um conteúdo mais duradouro, os posts normais são os mais indicados. As ferramentas mais interativas devem, então, serem usadas para que você fomente diálogos com seus clientes.
A importância da autenticidade
Como dissemos, não basta usar a rede. Para dar a verdadeira importância do Instagram para empresas, é preciso que isso seja feito da maneira correta. Ou seja, suas publicações, por qualquer uma das 4 ferramentas, devem ser autênticas.
Ou seja, publicações divertidas só fazem sentido quando a sua marca, também, o é. E isso vale para toda a sua produção nas redes sociais. Ela deve estar alinhada, totalmente, à sua marca. É tão ruim pecar pelo excesso quanto é pela falta.
Além disso, as suas conversas precisam estar alinhadas ao tempo. Ou seja, você precisa discutir o que está sendo discutido no momento. Dentro da área de atuação da sua empresa, é claro.
E, se você é especialista, deve demonstrar isso em suas postagens. Quem não é visto, não pode ser lembrado.
Como conquistar os seus clientes
A forma mais fácil de você conquistar os seus clientes é produzindo um conteúdo que faça sentido para eles. Ou seja, é hora de ser criativo, na hora de fazer as suas publicações.
Assim, você precisa falar, de maneira direta, com seus seguidores. E, assim, mostrar a elas o quanto você é, de fato, bom no que faz. E que você tem a solução que elas precisam.
É importante frisar que você não deve, apenas, fazer posts para vendas. Mas, também, ter conteúdos que mostrem que você é uma autoridade no que está falando.
Outro ponto a ser considerado são as parcerias com influenciadores digitais. No entanto, nesse caso, você deve ter muito cuidado. Afinal, eles precisam estar alinhados com os valores da sua empresa, para que a mensagem soe verdadeira.
Um ponto que não pode ser esquecido, tanto no físico, é o atendimento ao cliente. Isso é fundamental para que você estabeleça uma boa relação com os seus seguidores. E, além de gerar um maior alcance, isso gerará um maior faturamento, em um futuro próximo.
Em um último lugar, você deve se lembrar que o Instagram se trata de um espaço para que você reforce a sua marca. Assim, você precisa explorar aqueles elementos que são mais relevantes para você. Tanto os visuais, quanto os relativos ao conteúdo.
O importante é mostrar que a sua empresa possui uma marca própria. E que ela merece ser lembrada.
Assim, ela, certamente, será lembrada quando o seu cliente precisar da solução que você oferece. E isso vai se reverter em faturamentos maiores e relacionamentos mais fortes.