Higiene em foco: hábitos essenciais para manter seu pet feliz e saudável
Saúde vem sempre em primeiro lugar, e essa regra também se aplica a animais de estimação, por isso é necessário manter a higiene em foco.
Um pet feliz e saudável é sinônimo de um pet com a higiene em dia. Os cuidados regulares com a limpeza de seu animal de estimação proporcionam conforto e bem-estar, mas vão muito além disso, ajudando a prevenir doenças e desconfortos. São muitas as práticas envolvidas nesse processo, como escovação dos pelos, limpezas dos ouvidos e corte de unhas.
O uso de um cortador de unha para pet, por exemplo, é uma ferramenta de grande ajuda para que as unhas sejam cortadas com facilidade e segurança, evitando que elas cresçam demais e causem dores e problemas de locomoção.
Esses cuidados diários com a higiene também são uma questão de interação entre animais e humanos. Um pet que recebe os cuidados adequados normalmente está mais propenso a se sentir confortável com interações sociais, o que faz muito bem para sua saúde emocional. Podemos dizer que pequenos hábitos diários de cuidados fazem diferença na vida de seu companheiro!
Corte de unhas e cuidados com as patas
Ao crescerem demais, as unhas começam a causar desconforto e dor ao caminhar. Por isso o corte regular das unhas é tão importante, especialmente nos casos onde o desgaste natural (por meio de atrito com o chão ou com arranhadores) não é suficiente. É importante entender a frequência ideal e a melhor forma de realizar o corte para não estressar o pet.
De forma mais ampla, os cuidados com as patas também são essenciais. A dica é sempre checar para ver se elas não estão ressecadas, cortadas ou com objetos presos entre os dedos do seu bichinho. Alguns produtos podem ser muito úteis, como limpadores para depois dos passeios e protetores para os dias em que o solo está muito quente.
Banho e escovação regular
Com exceção dos gatos que fazem sua higiene por conta própria, os banhos são uma das práticas mais importantes para manter a higiene do pet. No entanto, é preciso adaptar os banhos e a frequência de acordo com a raça, espécie e tipo de pelo de cada animal.
Pets com pelagens mais longas, por exemplo, normalmente necessitam de banhos com menores intervalos de tempo, e o contrário se aplica para os de pelos curtos. A escovação dos pelos também é importante, já que previne o acúmulo de sujeira, formação de nós e remove os pelos mortos.
O momento da escovação também é ideal para checar se há parasitas, como pulgas e carrapatos. Pequenos, eles se escondem muito bem entre a pelagem, e é preciso estar sempre de olhos atentos neles.
Essa prática ainda ajuda a estimular a circulação sanguínea, garantindo uma pele mais saudável e pelos brilhantes. E aqui vai mais uma dica: utilize escovas específicas para o tipo de pelo de seu pet. Assim, a escovação vai ser mais fácil para você e mais agradável para ele.
Cuidados com orelhas e dentes
Muita gente se esquece do importante hábito de higienizar a orelha dos pets, mas isso está errado. O acúmulo de sujeira e cera pode causar infecções, podendo causar problemas mais sérios de saúde. Verifique as orelhas uma vez por semana e limpe-as quando necessário — mas sempre com os produtos indicados pelo seu veterinário de confiança.
Por fim, vamos falar da importância da higiene bucal dos nossos queridos animais de estimação. A falta de cuidado com os dentes pode causar doenças periodontais, mas evitá-las é bastante simples. Os pets precisam de escovação regular dos dentes, e existem muitas opções de escovas e pastas específicas para eles. A escovação pode ser complementada com brinquedos ou petiscos específicos que também ajudam na limpeza.