Incentivando a autonomia de crianças e adolescentes no ambiente doméstico

Incentivar a autonomia de crianças e adolescentes é essencial para a autoestima e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Quem é responsável por educar uma criança ou adolescente sabe: a missão não é tão simples quanto parece do lado de fora! O equilíbrio entre respeitar o desenvolvimento dos pequenos e atribuir responsabilidades pode parecer difícil de ser encontrado. Ao mesmo tempo, isso é essencial para o desenvolvimento.
Delegar responsabilidade não quer dizer que as crianças precisam ou devem se comportar como adultas. Enquanto os pais cozinham as refeições, por exemplo, os mais jovens podem ajudar a limpar o fogão ou o micro-ondas inox usado. Assim, o incentivo à autonomia deve estar sempre acompanhado de supervisão, responsabilidade e apoio dos adultos.
Por que a autonomia de crianças e adolescentes é importante?
Antes de começar a falar sobre como incentivar, precisamos falar por que isso é tão importante. Quando a autonomia é dada aos pequenos, é comum que eles se sintam mais capazes. Esse sentimento afeta diretamente o desenvolvimento das habilidades sociais e da autoestima.
A autonomia ainda ajuda crianças e adolescentes a se sentirem mais confiantes, a resolverem problemas, lidar com frustrações e serem mais resilientes. É claro que o nível de autonomia depende da faixa etária, do estilo de criação dos pais e do desenvolvimento da criança.
Como e quando começar a incentivar a autonomia em casa?
Agora que você já sabe mais sobre o papel da autonomia na infância e na adolescência, pode estar se perguntando: quando e como fazer isso? É papel dos pais e responsáveis tomarem a frente e incentivarem os pequenos.
Primeiro, é preciso saber quando começar. Não existe regra, você pode incentivar os pequenos a serem participativos desde os primeiros anos de vida. O que irá variar serão as atividades atribuídas, que devem ser compatíveis com a idade da criança.
É nesse momento que partimos para o “como”. Uma forma de trazer a autonomia para o dia a dia é através das atividades domésticas. Enquanto elas são feitas pelos adultos, é possível incentivar a participação dos pequenos. De acordo com a idade, você ainda deve escolher o tipo de atividade e o nível de participação.
Uma criança pequena, de cerca de 4 ou 5 anos, por exemplo, pode ajudar a guardar brinquedos. Já os adolescentes podem fazer tarefas completas sozinhos, como lavar a louça após as refeições ou varrer a casa.
Atividades para atribuir a crianças e adolescentes
Acima, você já conferiu alguns exemplos de atividades que podem ser feitas por crianças e adolescentes. Para começar a executar esse processo com os pequenos, destacamos mais 3 atividades que podem entrar para a rotina saudável da criança ou adolescente.
Organização do quarto
Arrumar o quarto é uma atividade bem simples, adaptada para diferentes idades. Então, quando a criança for menor, o ideal é que você esteja sempre por perto e incentive a organização de brinquedos e da cama, por exemplo.
Já quando a adolescência chegar, a responsabilidade pode ser total. Assim, os jovens devem se tornar responsáveis por manter o quarto limpo e organizado, contando com a ajuda dos adultos apenas quando necessário.
Tomada de decisões simples
Com a popularização da educação positiva, tornou-se comum debater sobre as vontades e decisões das crianças e dos adolescentes. Então, em casos mais simples, você pode incentivar a autonomia dessa maneira.
Deixar a criança escolher com qual brinquedo vai brincar e o adolescente decidir qual roupa será usada no dia são exemplos disso. Ademais, vale lembrar que decisões importantes ainda devem ser tomadas pelos pais.
Apoio às atividades domésticas gerais
Incentivar a autonomia nem sempre é fácil. Por isso, uma das dicas é começar aos poucos, trazendo as crianças e adolescentes de forma gradual para novas responsabilidades.
Assim, você pode pedir apoio em atividades domésticas, tornando a tarefa conjunta. Dessa forma, com o tempo e o desenvolvimento dos pequenos, as atividades passam a contar com maior autonomia.