O que precisa para abrir uma loja virtual?

O que precisa para abrir uma loja virtual?

Muitas pessoas querem saber como abrir uma loja virtual, mas estão com problemas, afinal, o que precisa para abrir uma loja virtual? Na verdade, essas pessoas só tem o desejo de saber o que fazer para vender online. O simples erro de querer uma coisa e precisar de outra é muito destrutivo. Afinal, muitos problemas precisam ser resolvidos para abrir o e-commerce.

Para ajudá-lo nesse processo, preparamos um conteúdo completo com muitas informações relevantes para ensiná-lo a montar uma loja virtual zero. Continue lendo e aprenda o que precisa para abrir uma loja virtual, e saiba o que fazer para ter o seu e-commerce.

Segundo as estatísticas, abrir uma loja virtual pode ser uma boa aposta

Segundo dados da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro alcançou um crescimento extraordinário em 2020, um aumento de 75% em relação a 2019. Em outro relatório, a Ebit | Nielsen destacou que o faturamento do setor no ano passado ultrapassou 87 bilhões de reais.

Os dados prévios do ano de 2021 são igualmente encorajadores. Segundo dados da Neotrust, as compras online de e-commerce atingiram 78,5 milhões nos primeiros três meses deste ano, um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados da Mastercard SpendingPulse são ainda mais encorajadores: em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas online neste trimestre aumentaram 91,6%.

A Ebit | Nielsen destacou que o e-commerce apresentará tendência de crescimento constante em 2021, com aumento de aproximadamente 26%. Estima-se que o faturamento seja de pelo menos 110 bilhões de reais até o final do ano.

Mostramos todos esses indicadores para você entender que vender pela Internet não é mais apenas tendência futura, mas realidade presente. Milhões de consumidores estão comprando de tudo pela Internet e o mercado brasileiro ainda tem grande potencial de expansão. Quanto mais os menores empreendedores entrarem no ambiente digital, mais dinâmico e competitivo será o comércio eletrônico.

Abrir uma loja virtual vale a pena?

O que e necessario para abrir uma loja virtual

Antes de saber o que precisa para abrir uma loja virtual, é justo saber se vale a pena ou não abrir uma. Vale mesmo a pena abrir uma loja virtual agora? Antes de descobrir como abrir uma loja virtual, é importante saber que todo negócio é um negócio. Não há como definir se todas as lojas virtuais terão sucesso. Isso porque exige estrutura, estratégia, planejamento, dedicação e mais uma variedade de fatores.

Porém, não existe dúvida de que o investimento no mercado virtual vale a pena porque ele tem crescido muito nos últimos anos. Verifique os seguintes prós e contras de abrir uma loja virtual para quem está começando:

Prós

Como não há horário comercial fixo, as lojas virtuais funcionam em todo o país 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso aumenta muito o tempo que os clientes podem fazer uma compra, porque isso pode ser feito no momento conveniente. Além disso, as lojas virtuais também exigem menos investimento do que as lojas físicas.

Afinal, não existem custos fixos para contas e contratação de funcionários, pois existem plataformas eficientes no mercado que atendem a essa necessidade. Tudo isso torna o preço final mais baixo e atrai mais clientes.

Contras

Embora conte com esses benefícios, ainda existem alguns desafios para abrir uma loja virtual. O principal é que, por ser online, todo o processo de compra será feito apenas online. Os consumidores concluem todas as jornadas por conta própria, sem a ajuda da equipe de vendas.

Além disso, os clientes não podem provar ou testar produtos, o que causa muitas vezes o aumento do número de devoluções. A situação ideal é fornecer uma plataforma intuitiva que contenha todas as informações de descrição do produto necessárias.

Quais são os custos para montar uma loja virtual?

Para começarmos a falar de o que precisa para abrir uma loja virtual, é importante resolver a questão dos custos. Isso requer uma consideração cuidadosa, porque você deve estar financeiramente preparado para administrar o negócio.

Para o empresário que ainda não sabe como abrir uma loja virtual, esse é um erro comum: deixar de considerar todas as despesas necessárias para iniciar um novo negócio e mantê-lo até que as vendas comecem a correr conforme o planejado. Simplificando, você deve considerar que seus custos iniciais serão divididos em três categorias:

  • A estrutura básica da loja, considerando a plataforma e demais recursos da área de TI (tecnologia da informação);
  • Divulgação;
  • Operação.

Como você pode imaginar, é difícil estimar o valor de uma forma geral, pois o investimento necessário depende do porte do negócio e do ramo de atividade. Para ajudar no gerenciamento dos custos um planejamento financeiro é útil.

Planejamento financeiro

Se você abrir sua loja online e fizer um plano financeiro, isso reduzirá muito suas chances de fracasso. Embora pareça inacreditável, a maioria dos empreendedores vai pular essa parte do processo, mas não exagere no início, o mais simples planejamento é o suficiente.

Você pode simplesmente usar o Excel ou até mesmo planilhas do Google Docs para planejar. Separe todos os custos e encontre a porcentagem que representa o preço médio do tíquete do produto. Sem isso, o empresário por trás do e-commerce MeuAZ não saberia quanto cobrar por cada produto, por exemplo.

Afinal, o que precisa para abrir uma loja virtual?

Chegamos ao ponto-chave, o que precisa para abrir uma loja virtual? Se você está iniciando o processo de abertura de uma loja virtual, enfrentará duas grandes restrições: tempo e dinheiro. Muitas pessoas que desejam abrir uma loja online se depararão com essa situação. É por isso que a concentração é tão importante. Existem várias definições de concentração, mas se destacam duas: gerenciamento de distrações e saber dizer não.

Se você quer saber como criar uma loja virtual, a resposta é a seguinte: você tem que administrar as distrações e fazer apenas o que precisa de verdade. Desta forma, você obterá o melhor resultado no menor tempo possível. Várias pessoas não conseguem sair de casa ao abrir uma loja online pelos seguintes motivos:

  • Sobrecarga de informações: o comércio eletrônico é rico em informações. Isso cria um problema chamado sobrecarga de informações. Ao digitar “como montar uma loja virtual” no Google, você encontrará milhares de caminhos e ficará travado porque não sabe qual deles seguir;

Conteúdo para os que iniciam grande: para quem deseja abrir uma loja virtual, existe muito conteúdo na Internet. A questão das pequenas lojas virtuais é raramente mencionada.