Entenda como fazer chamada para ação em texto com frases mais chamativas

Entenda como fazer chamada para ação em texto com frases mais chamativas

As empresas que investem em marketing digital possuem vários desafios, mas o principal é desenvolver estratégias para atração e conversão efetiva do público. Para auxiliar nesse processo existe a chamada para ação em texto, que pode ser utilizada para despertar a atenção, vontade e interesse do cliente, levando a concluir uma operação – como download ou compra.

Esse termo vem do inglês “call to action” e representa um conjunto de elementos visuais e escritos que estimulam o leitor a uma determinada prática.

Esses itens podem ir desde gatilhos mentais, para a atração para o cliente, como podem servir de estratégias para melhorar o relacionamento com a marca.

10 dicas de chamadas no marketing digital

Converter adequadamente o público-alvo que foi atraído e nutrido é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa.

Dessa forma, é importante que você conheça 10 chamadas que podem ser utilizadas em sua estratégia de marketing digital para captar pessoas para o negócio, converter esses usuários no decorrer do funil, promovendo o aumento das vendas, e – por fim – fidelizar o cliente. Confira a seguir!

1.   Gatilho e senso de urgência

Um dos elementos que podem atrair os clientes é conhecido como senso de urgência.

Ele é um gatilho mental muito simples e objetivo, porque faz com que a pessoa entenda que aquilo é essencial para ela e que é uma oportunidade única que não pode ser perdida.

Um exemplo de ativação desse gatilho é usando promoções que tem prazo para finalizar, o que ativa a necessidade de concluir o processo de compra junto a marca para não perder o benefício disponibilizado.

Feito isso, a equipe direcionada para o processo de vendas e atendimento pode finalizar a ação dentro de um prazo determinado e com mais potencial de argumentação e conclusão do processo.

2.   Estratégia do test drive

A segunda dica para converter os clientes em potencial em consumidores efetivos em seu negócio se dá por meio do teste de ferramentas e produtos, ou mesmo da experiência junto à marca.

Nessa ação, o cliente pode desfrutar de um teste gratuito do seu produto por tempo determinado, o que pode contribuir para uma possível venda pois ele compreende os impactos que terá em sua rotina e o suporte prestado pela marca.

É uma estratégia mais comum no segmento de softwares e serviços e aqui o próprio produto direciona o usuário à venda por meio da satisfação.

3.   Facilidade no cancelamento

Muitas pessoas possuem o receio de fazer uma compra e depois se arrepender.

Como isso pode afetar o processo de decisão do cliente, algumas empresas têm investido em facilitar o processo de cancelamento, caso o cliente deseje. Quanto menos burocracia o cliente enfrentar, melhor.

Dessa forma, algumas empresas têm trabalhado com a ideia do “cancele a qualquer momento”, “experimente o produto grátis por 7 (ou 30) dias”, dentre outras estratégias que podem ser essenciais nesse processo de compra e venda e que demonstram que o intuito não é “amarrar” o cliente e sim sanar suas necessidades.

4.   Uso de enquetes

Outra ação importante dentro do CTA é utilizar enquetes para o preenchimento do cliente com dados e informações importantes para os processos de comunicação e vendas.

Uma pesquisa pode ser importante para atrair o cliente, pois representa uma ação inesperada, mas também contribui para o engajamento e desenvolvimento de valorização, direcionando para a venda.

Essa  enquete não obriga o cliente a preencher, mas oferece benefícios para quem o faz.

Por exemplo, ao preencher um formulário em específico – que agrega melhorias à marca e às campanhas feitas – o consumidor pode receber uma fritadeira a gás ou outro produto que se relacione ao nicho de atuação, ou mesmo participar de sorteio.

Essa ação é muito bacana pois representa a possibilidade da empresa coletar dados sobre os clientes, oferecendo um melhor produto e serviço, além da vantagem já agregada no relacionamento por conta do material, ferramenta ou brinde disponibilizado no preenchimento.

5.   Venda surpresa

A ação conhecida como extra ou de venda surpresa representa uma estratégia de criatividade por parte da sua empresa.

É muito legal quando a empresa consegue superar as expectativas do cliente ou até mesmo surpreendê-lo.

Essa ideia de gerar uma surpresa, seja por meio de uma oferta relâmpago ou um descontão de última hora, por exemplo, pode despertar a atenção do seu público, motivando uma compra mais rápida.

Nesse sentido, uma empresa que atua na área da realização de automatização industrial pode ofertar um conjunto de projetos, com desconto ou projeto elétrico grátis, por exemplo.

6.   Resolvendo o abandono de carrinho

Um grande problema para as empresas é quando o cliente entra em um site e, no momento de concluir a compra, abandona o carrinho “cheio de produtos”.

Por isso, existem algumas recomendações importantes para quem tem uma loja virtual e atua no setor do e-commerce.

Para reduzir o abandono de carrinhos, existem ferramentas de Automação de Marketing que contribui para rememorar os usuários, realizando o envio de um email automático com um lembrete desse carrinho.

Mas, não basta apenas lembrar o cliente! É fundamental oferecer alguma vantagem que estimule essa conversão.

Nesse sentido, é possível disponibilizar um cupom de desconto ou frete grátis para elevar o desejo de retomar o processo de compra.

7.   Faça o cliente se sentir importante

Já que o cliente é essencial para o seu negócio, ele precisa sentir isso! Mas o que isso significa? Que o cliente precisa sentir que é importante.

Por isso, se o cliente parece desengajado ou faz tempo que não se relaciona com sua marca, pense em formas de interagir com essas pessoas por meio de campanhas, conteúdos de interação, lembretes e ofertas.

Em alguns casos, sua empresa pode utilizar algumas ferramentas de análise de sentimentos para entender o que os clientes valorizam, para posteriormente recorrer às emoções para auxiliar no convencimento e no sentimento de pertencimento.

8.   Leve o cliente para sua empresa

chamada para acao em texto

Uma das ideias que pode funcionar em sua empresa é fazer com que o cliente agende uma visita para conhecer o seu negócio, ou seja, levar o cliente até seu local de trabalho.

Algumas empresas têm trabalhado com a ideia de que em um clique, o cliente consegue agendar uma visita e que trará uma ação personalizada.

Isso representa dizer que o cliente precisa entender os motivos pelos quais ele precisa ir até seu negócio de consultoria tributária e, sem dúvidas, a oferta de benefícios serve como um excelente motivador.

9.   Redes sociais como aliadas

As chamadas, como já vimos, devem motivar uma ação no cliente ou despertar um gatilho para a compra.

Por isso, o site e as redes sociais podem atuar de  forma interativa, levando em conta suas necessidades e os serviços que devem ser acessados pelo cliente.

Esse é um cenário, portanto, que pode favorecer o aumento das vendas.

10. Visita ao site

Por fim, nossa 10ª dica diz respeito ao processo de visita ao site, pois essa ação de CTA é uma das mais utilizadas pelas empresas e deve ser forte e convincente o bastante para fazer com que o lead clique na chamada para ser direcionado à loja ou blog.

Não é fácil levar o cliente para uma página, por isso essa ação deve envolver aspectos referentes ao convencimento por meio de gatilhos.

Geralmente, se a ação de levar o cliente para o seu site for atrelada a uma ideia de benefícios e vantagens, a probabilidade do cliente se interessar é maior.

Lembre-se que oferecer um brinde, acesso a uma ferramenta, desconto, material de valor, presente ou um bônus (como a digitalização de documentos), e essa pode ser uma ação aliada ao processo de redirecionamento para o site.

Erros que devem ser evitados

Para que a ação que sua empresa planejou tenha eficácia, existem alguns erros que precisam ser evitados, entre os quais podemos destacar:

  • Um call to action difícil de ver;
  • Uma chamada muito longa;
  • Uma chamada em desacordo com os objetivos da empresa;
  • Uma chamada inadequada à fase do funil de vendas.

Vamos entender sobre cada uma dessas ações?

Primeiro, é fundamental compreender que sua call to action precisa ser visível. Ou seja, ela precisa ser de fácil identificação e compreensão para o cliente. Somente assim sua empresa atingirá os objetivos necessários.

Além disso, é um erro ter uma chamada muito longa, visto que no digital, torna-se cada vez mais necessário ser objetivo, devido a velocidade das informações.

Outro erro é utilizar uma chamada que não esteja de acordo com os objetivos da sua empresa, ou seja, que fuja da sua missão, visão e valores.

Ao cometer esse erro, sua empresa afasta o cliente e traz confusão sobre o que é a marca, seus objetivos e soluções.

Por fim, é fundamental que a chamada criada seja enviada para clientes qualificados. Ou seja, que esteja de acordo com a fase do funil de vendas que o cliente se encontra.

Nem todas as pessoas já estão dispostas a fazer uma compra. Muitas delas, inclusive, nem conseguiram identificar o problema, e outras estão ainda na fase de pesquisa e aprendizado.

Por isso, é necessário segmentar o envio de conteúdo e de chamadas para atender a necessidade do cliente de forma específica, evitando que o lead se perca.

Considerações finais

A partir das dicas que apontamos neste artigo, é importante se atentar às inovações de mercado, assim como as mudanças tecnológicas e comportamentais que precisam gerar aproximação entre a empresa e o público.

Isso envolve conhecer muito bem a jornada de compra do cliente e entender que o processo de relacionamento não é finalizado na compra, mas deve ter continuidade.

Ou seja, o bom contato e relacionamento com o cliente são ações que vão além de uma simples compra e que começam ainda quando a pessoa está na fase de dúvidas e não consegue identificar seu problema.

Assim, com materiais de qualidade e boas chamadas para a ação, é possível fazer esse lead evoluir na jornada de compra e se tornar um consumidor fidelizado e engajado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.