Como enviar e-mail marketing para loja virtual?

Como enviar e-mail marketing para loja virtual?

O e-mail marketing é um dos canais que não deve ser subestimado. É verdade que a maioria das mensagens publicitárias que chegam à sua caixa de entrada acabam em pastas de spam ou permanecem fechadas.

Mas ainda é verdade que o email marketing é uma maneira eficaz de se comunicar com seus clientes. No entanto, para que o emailing funcione bem, você deve seguir algumas regras básicas. 

Os emails são divididos em 3 grupos básicos

Newsletter

Canal de informação, enviados periodicamente aos clientes existentes que têm a oportunidade de cancelar a subscrição. 

Oferecer e-mail

Convencer os clientes existentes e, em casos limitados, os novos clientes a comprar. O cliente também tem o direito de cancelar a assinatura deste tipo de e-mail

E-mail do sistema

enviar e-mail para loja virtual em massa

E-mails do tipo: pedido recebido, mercadoria enviada. Esta é uma mensagem enviada com base no pedido. Os destinatários podem não ter o direito de cancelar o recebimento de e-mails do sistema. 

Em qualquer caso, o cliente deve fornecer seu endereço por conta própria e voluntariamente. 

Enviar e-mails em massa é uma caminhada em gelo fino. Você vai equilibrar o tempo todo. Se você enviar poucos e-mails, a campanha pode não ser muito eficaz. Mas enviar mensagens diariamente já é equivalente a spam e é improvável que as vendas aumentem. Pelo contrário, é mais provável que você se machuque. Portanto, trata-se de encontrar o equilíbrio perfeito.

Isso resulta na primeira regra de e-mail. A palavra spam deve se tornar um espantalho para você. Ninguém se importa com bobagens. Você, assim como seu cliente, também deseja receber apenas conteúdo original que nos interesse e ofertas relevantes que possam convencê-lo a comprar. Os destinatários ficarão felizes em abrir esse e-mail, clicar nele e talvez até comprá-lo. 

Comprar um banco de dados de contatos  não é um caminho legal

O sucesso definitivamente não lhe garantirá a compra de um banco de dados de contatos de e-mail para o qual você simplesmente “tentará”. Pelo contrário, esta etapa causará muitos danos. Hoje, a inteligência artificial opera em segundo plano nos clientes de e-mail, que analisam todos os e-mails.

Se você enviar 50.000 e-mails para endereços mais ou menos aleatórios, a grande maioria deles permanecerá não lida e algumas centenas de destinatários provavelmente o marcarão como spam.

Nesse caso, os robôs de e-mail reduzirão significativamente sua classificação e seus e-mails começarão a ser filtrados para pastas de spam automaticamente. O caminho de volta será muito difícil. Isso implica uma regra muito importante:

O e-mail marketing deve ser usado para reter os clientes existentes, não para adquirir novos. Os e-mails são uma ótima maneira de se comunicar com quem já comprou de você, ou pelo menos pensar nisso na medida em que deixaram seu contato.

Pense no que o cliente está interessado

Além do assunto, que tem uma influência completamente decisiva sobre se o destinatário clicará mais na mensagem, o conteúdo e a forma da própria mensagem obviamente decidem.

A tendência dos recentes são os e-mails personalizados. Estes são perfeitos especialmente para e-mails de ofertas. Há uma série de ferramentas no mercado digital que permitem que você faça isso. 

Alguém lhe comprou um par de sapatos masculinos novos? Assim, 6 meses após a compra, envie-lhe um e-mail oferecendo um desconto de 10% na compra de um novo modelo. Acrescente boas e, claro, verdadeiras razões pelas quais o novo modelo de bota é bom para ser comprado após seis meses e você terá o pedido atendido. É exatamente assim que é simples. 

Se o cliente gostar de você, ele também ficará feliz em ler suas newsletters. O sucesso de um boletim informativo realmente depende, até certo ponto, se você está interessado no cliente como marca. Caso contrário, o boletim informativo não abrirá muitos destinatários. Use a newsletter como seu canal de informação. Diga aos clientes o que há de novo conosco. 

Mas você tem que assumir o papel deles. Esqueça o que foi interessante para você no passado, mas tente pensar no que os outros podem se interessar.

Seus clientes não se importam que você mude para um novo software de contabilidade. Embora isso possa ser uma notícia emocionante para você pessoalmente, porque a transição levou meses e custou muito dinheiro, outros ficarão sem essa informação.

Pelo contrário, eles podem estar muito mais interessados ​​no fato de você ter introduzido descontos por volume ou ter adicionado novas categorias de mercadorias. 

Mantenha uma estrutura clara e valor de informação. Acostume-se com os seus clientes informando-o sempre sobre novos produtos na newsletter, publicando um novo artigo informativo na eShop ou, por exemplo, relembrando o desconto do mês, que souberam há uma semana pelo email de oferta. 

Gradualmente sintonize a perfeição

As ferramentas de envio de e-mail permitem rastrear com precisão o número de e-mails abertos e links clicados. Monitore essas informações com cuidado. Se algo não funcionar, substitua-o.

As ferramentas de esmaltação geralmente também permitem testes A/B, que podem acelerar o processo de gravação de um e-mail em um estado perfeito. Também levará algum tempo para rastrear a frequência e o tempo ideais de envio de mensagens de e-mail.

Além de não enviar o boletim na sexta-feira à noite, o conselho universal não funciona aqui. A frequência e o tempo ideais podem ser diferentes para cada loja e cada grupo de destinatários. 

E por último, mas não menos importante, não se esqueça de dar aos seus clientes a oportunidade de cancelar a assinatura de cada e-mail de oferta ou boletim informativo.