Crime de plágio: o que é e quais as consequências

Crime de plágio: o que é e quais as consequências

Plagiar ou copiar e colar um texto sem as devidas citações, é considerado crime contra propriedade intelectual conforme o artigo nº 184 do código penal, passível de aplicação de multa e detenção de 3 meses a 1 ano.

Então meu amigo (a), não cometa esse erro, pesquise sobre o assunto a ser redigido, faça resumos se necessário e revise, entregue um material original, lembre-se: um pequeno erro pode ter consequências por toda sua carreira.

Com a gama de artigos disponíveis na internet é rápido fazer uma pesquisa e estudar sobre qualquer assunto, então evite o plágio e deixe sua marca no trabalho com uma escrita original e coerente.

O crime de plágio

Qualquer tipo de cópia, total ou parcial de um texto sem a citação da fonte original é considerado plágio, seja em textos acadêmicos, interpretações de texto, redações para processos seletivos e trabalhos de redatores. O crime de plágio também se aplica quando você se apropria de algum material que não é seu para obtenção de lucros.

Sabe quando você lê escrito em algum arquivo que você fez download” proibido cópias ou comercialização desse material”, significa que se você copiar e vender como se fosse um trabalho de sua autoria, estará cometendo o crime de plágio se apropriando de algo que não é seu para obter lucros.

Você deve estar se perguntando: por que plágio é considerado crime, se é tão comum se deparar com cópias de texto? Por que nunca ouço falar sobre penalizações referente a esse crime?

Falta de acesso à informação e falta de consciência: Quantas pessoas você vê compartilhando artigos sobre o que é plágio? Quais as consequências de plagiar um texto? Como evitar que o plágio ocorra? E quantas você vê compartilhando tutoriais de maquiagem? Ou vídeos de dança? Ou dicas de como se vestir corretamente para cada tipo de ocasião?

Não que seja errado querer estar bem maquiada (o) ou devidamente vestido, mas a questão é que não há a distribuição da informação e nem a conscientização de que plágio é crime, então as pessoas plagiam os textos certas de que não haverá consequências e sim há, e às vezes elas podem atrapalhar seu crescimento profissional.

E não há consciência de quando você simplesmente copia e cola ou se apropria de alguns trechos de um trabalho alheio, você está ferindo os direitos autorais do criador daquele trabalho e manchando sua imagem diante do mundo acadêmico ou do mercado de trabalho.

Além de que, quando você pega para si um trabalho alheio e obtêm lucros com ele, você está tirando do autor original o direito de receber pelo seu trabalho. Vamos pensar assim:

Você pesquisou, digitou, revisou, publicou tudo certinho, teve um tempo de dedicação para aquele trabalho e de repente se depara com uma pessoa totalmente desconhecida recebendo pelo seu trabalho, você iria gostar? Iria se sentir confortável com isso? Iria autorizar que aquela pessoa tivesse essa atitude?

Talvez pensando assim fique mais claro de entender a importância de evitar o crime de plágio e entender que mais do que evitar sanções disciplinares, se trata de empatia e respeito com o trabalho de outras pessoas.

Plágio: quais as consequências?

Conversamos um pouco sobre o crime de plágio, agora vamos falar sobre suas consequências: multa e reclusão. Lembrando que não é obrigatoriedade pagar a pena por plágio com reclusão, depender de como foi o ocorrido é possível permanecer em liberdade diante do pagamento de uma multa.

O valor dessa multa é variável e estabelecido diante das proporções tomadas e do tipo de plágio feito, o crime de plágio é dividido por categorias e a determinação do valor da multa é baseada nessas categorias.

Quando se copia e cola de forma integral um trabalho sem a citação do autor original, é considerado plágio de primeira categoria ou plágio integral, nesses casos os valores das multas são mais altos.

Usou apenas uma parte do trabalho sem citar a fonte, temos uma categoria de plágio parcial e por último, quando você se apropria da ideia do autor sem o seu consentimento, também é considerado crime de plágio.

Igual dito no início, os valores das multas são variáveis, mas já houve casos em que o valor chegou a R$ 104.000,00. Um valor bem alto né?

Pense bem, você gastará uma fortuna e ainda poderá ser preso, por plágio e por não conseguir quitar o valor da multa.

Há outras consequências também, se você for estudante acadêmico e cometer o crime de plágio pode ter seu trabalho anulado e todo o semestre já cursado comprometido, atrasando a conclusão do curso. O plágio acadêmico costuma acontecer em respostas de processos seletivos, pesquisas científicas, escrita do TCC e entrega de trabalhos semestrais que exigem a digitação de textos.

Como não cometer crime de plágio

Há algumas coisas que os alunos podem fazer para garantir que não cometam plágio. Primeiro, eles devem sempre citar suas fontes. Se eles estão usando as ideias de outra pessoa, eles precisam dar crédito a essa pessoa.

Em segundo lugar, eles devem parafrasear (ou seja, reescrever o texto com outras palavras) e resumir adequadamente. Isso significa colocar as informações em suas próprias palavras e não apenas copiá-las e colá-las de outra fonte.

Finalmente, eles devem evitar usar muitas citações diretas. Se uma passagem for muito longa ou complexa para parafrasear, é melhor resumi-la ou deixá-la de lado. Ao seguir essas diretrizes simples, os alunos podem ter certeza de que não estão cometendo plágio.

Caso de crime de plágio

Hoje existem diversas maneiras de detectar o plágio, já que é crime. Vamos citar um exemplo de um crime de plágio acadêmico que houve consequências para os estudantes. 

A conceituada e concorrida universidade Harvard, localizada nos EUA, expulsou diversos alunos investigados pelo crime de plágio em 2013.

Uma prova enviada para ser feita em casa, foi entregue com 125 respostas iguais, isso mesmo, 125 alunos pensaram e responderam da mesma forma. Diante de uma investigação feita, 60 alunos envolvidos foram expulsos da faculdade. Isso fez com que esse caso se tornasse um dos mais conhecidos no mundo acadêmico.

Ou seja, você pode ter seu trabalho e semestre anulados, ser expulso da faculdade, pagar multa e ser preso, pense bem se vale a pena mesmo apenas e copiar e colar um texto que se encaixa perfeitamente com o assunto do seu trabalho.

Além de tudo que já foi citado acima, você ficará conhecido(a) como aquele(a) que plagiou o trabalho acadêmico, acabará tendo seu nome difamado em todas as comunidades acadêmicas, causando sérias sequelas para o seu futuro.

Plágio no ambiente de trabalho

Saindo do âmbito acadêmico, o crime de plágio também tem suas implicações, vamos supor que você digitou um relatório supercompleto para o seu gestor e para corroborar suas conclusões decidiu copiar os dados de outro relatório sem citar a fonte, temos aí um plágio.

Seu gestor pode te questionar a origem dos dados, anular seu relatório e depender quais dados utilizados, você pode ser denunciado e ter que pagar multa.
Ou você é redator e entregou um artigo perfeito, com todos os dados citados, mas copiou de outro redator, ou site, ou blog e não citou, além de possivelmente ter que redigir novamente o trabalho, você pode ter o vínculo cortado e perder todo o trabalho feito.

Você digitou um post para o seu blog e caiu na tentação de copiar e colar uma postagem que achou que traria engajamento para sua página, mais um crime de plágio, passível de multa e reclusão. Plágio é crime e igual qualquer outro crime, não vale a pena correr o risco, mantenha-se sempre atualizado e pesquise sempre, a pesquisa de qualquer assunto está a nosso alcance a qualquer hora do dia e de inúmeras maneiras, prefira ficar um tempinho a mais pesquisando e digitando tudo de forma correta, do que se arriscar a perder sua liberdade.