4 golpes financeiros online e como se proteger

4 golpes financeiros online e como se proteger

À medida que a maneira como depositamos e gerenciamos nosso dinheiro se torna cada vez mais segura e sofisticada, os truques e táticas usados ​​pelos golpistas se tornam ainda mais complexos. 

Seja aprimorando seus golpes antigos para atingir novos clientes bancários ou desenvolvendo novas maneiras de fraudar pessoas usando tecnologia digital em constante evolução, os evasivos estão tentando explorar as pessoas mais do que nunca.

fraude

A prevenção de fraudes deve estar na vanguarda da mente da maioria das pessoas, especialmente quando se trata de transações online. Neste blog, vamos dar uma olhada em quatro tipos comuns de golpes e como evitá-los.

Fraudes de mensagens de texto

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais comum os golpistas usarem mensagens de texto para cometer fraudes financeiras. Na verdade, as mensagens de texto se tornaram um dos tipos mais comuns de golpes financeiros. Mais recentemente, os golpistas aproveitaram a confusão sobre entregas de pacotes vindos da UE e se apresentando como Royal Mail em mensagens de texto.

Normalmente, os golpes de mensagens de texto se passarão por uma empresa respeitável pedindo dinheiro para liberar os produtos ou resolver um problema para você. Estes incluirão um link clicável malicioso que coletará seus detalhes financeiros e retira dinheiro de suas contas.

Fique atento aos links que parecem URLs irregulares e fique atento aos textos de empresas com as quais você não lida ou das quais não espera receber notícias. Não responda a esses textos e não clique nos links. Se você não tiver certeza de um texto, você pode confirmar diretamente com a empresa real para ver se eles entraram em contato com você ou não.

Phishing

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Assim como as mensagens de texto, o phishing visa obter informações financeiras pessoais por meio de links maliciosos e fraudes. Novamente, muitas vezes parecerá um e-mail legítimo de uma grande organização. O phishing geralmente acontece por e-mail.

Os sinais de phishing a serem observados incluem endereços de e-mail imprecisos ou suspeitos, erros de ortografia e gramática, solicitações para atualizar informações ou efetuar pagamentos e links para sites inseguros e maliciosos.

Se você não tiver certeza, entre em contato com a organização em seu site oficial e pergunte se eles entraram em contato com você. Se você acredita que o e-mail é uma tentativa de enganá-lo, geralmente pode denunciar a mensagem como phishing por meio de seu provedor de e-mail.

Golpes de compras on-line

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As compras online tornaram-se cada vez mais a norma para muitos compradores. Sua conveniência é inigualável, mas não é isenta de riscos. A maioria das plataformas de compras online terá segurança integrada para proteger seus clientes, e você pode evitar ser enganado ao comprar com vendedores respeitáveis ​​em sites seguros.

Os golpes de compras on-line podem ter muitos disfarces, desde lojas online de sapatos femininos falsas até o não recebimento de produtos entregues ou o recebimento de mercadorias de qualidade inferior ou falsificadas de vendedores mal-intencionados.

Sempre verifique a segurança da URL de um site de compras, acompanhe histórias falsas de sites, como erros de ortografia e substituição de caracteres, e sempre evite ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Fraude Romântica

Apelidado de golpe do romance porque se proliferou em aplicativos de namoro online, esse tipo de golpe financeiro visa usuários em plataformas digitais, incluindo mídias sociais. 

Fraude romântica é quando alguém usa um perfil falso para estabelecer um relacionamento com você, ganhar sua confiança e depois pedir dinheiro ou informações pessoais.

Para se proteger de golpes de romance, evite fornecer muitas informações pessoais confidenciais a pessoas que você conhece apenas online. Procure respeitar a comunicação pelo aplicativo ou pelo canal social apenas até decidir se encontrar na vida real. Nunca permita que ninguém, mesmo que você o conheça, o pressione a entregar seus dados bancários ou dinheiro.

Se você for vítima de um golpe on-line ou romântico, denuncie-o às autoridades competentes e à plataforma on-line o mais rápido possível.