Como fazer marketing no Instagram

Como fazer marketing no Instagram

Segundo dados do próprio Instagram, essa rede social possui mais de um bilhão de usuários ativos. Isso coloca essa plataforma no top 5 das redes sociais mais utilizadas do planeta, perdendo apenas para Facebook, YouTube, WhatsApp e WeChat. Apenas em nosso país, o Instagram possui quase 100 milhões de perfis cadastrados.

Além de ser uma excelente opção para os usuários, pois podem fazer posts em vários formatos (stories, vídeos, Reels e lives), o Instagram também é ótimo para as empresas. Como ele tem um grande número de pessoas, é possível utilizá-lo para captar clientes, divulgar produtos e aumentar as vendas.

Atrás apenas do Facebook, em 2020, o Instagram era a segunda plataforma mais usada por profissionais de marketing para fazer campanhas. Por isso, ele é um excelente canal para fazer marketing digital, pois possibilita que uma empresa seja mostrada para milhões de pessoas.

Entretanto, para que o trabalho no Instagram dê certo, é preciso aplicar boas estratégias de marketing. Dessa forma, será possível fortalecer a sua marca e contribuir para o crescimento da empresa. Leia este texto e saiba como fazer marketing no Instagram.

Como fazer marketing no Instagram

como funciona o marketing digital no instagram

Assim como qualquer outra rede social, o marketing no Instagram se baseia no modo como a empresa fala com seu público. Por isso, é muito importante fazer posts interessantes e originais. Assim, as pessoas terão mais interesse pelo conteúdo de sua página.

Ademais, é importante que o conteúdo postado tenha alguma ligação afetiva com o público. É preciso impactar as pessoas de forma positiva e, de alguma forma, chamar a atenção delas. Dessa forma, haverá um grande crescimento no engajamento de seus posts. Em suma, ao utilizar o Instagram da forma certa, será possível ser admirado e respeitado por seu público.

Instagram for Business

Antes de falar sobre marketing digital no Instagram, é muito importante falar sobre o Instagram for Business (Instagram para negócios). Nessa plataforma, existe um conjunto de ferramentas que possibilitam a criação de um perfil comercial. Ademais, também é possível acessar insights sobre os seguidores do perfil e criar anúncios na plataforma.

Criar um perfil comercial no Instagram é muito importante para trabalhar o marketing na plataforma. No entanto, para ter um perfil desse tipo, é necessário ter uma fanpage no Facebook ligada a um perfil de, pelo menos, 100 seguidores no Instagram.

No perfil comercial, é possível saber idade, gênero, localização e os horários em que os seguidores acessam a plataforma. A partir desses dados, fica mais fácil descobrir o engajamento e o alcance de cada post. Ou seja, esse tipo de perfil é bem mais profissional que o perfil comum, pois entrega várias métricas importantes.

Observar essas métricas é de grande importância, pois elas ajudam a entender quais conteúdos são mais interessantes para o público. Além disso, elas ajudam a compreender o engajamento de cada post em sua página.

Conteúdo de qualidade x algoritmo

instagram no marketing digital

Outro ponto importante sobre o marketing no Instagram tem a ver com o algoritmo da plataforma. Aliás, esse tema é tão importante que, em vários sites relevantes, é possível encontrar diversas informações sobre isso.

No entanto, é bom lembrar que o Instagram se atualiza com enorme frequência. Portanto, para trabalhar com a plataforma, é preciso estudar as mudanças do algoritmo. Dessa forma, você não será pego de surpresa caso apareça alguma nova atualização.

Além disso, ao lidar com marketing no Instagram, o algoritmo jamais deve ser a sua única preocupação. Afinal, não adianta nada ser especialista no algoritmo se o conteúdo de sua página não for bom. Ou seja, conhecer a plataforma, porém, postar um conteúdo ruim é a mesma coisa que nada.

Função do algoritmo

como melhorar o marketing no instagram

O algoritmo tem como função entregar o conteúdo do Instagram ao usuário cadastrado. No entanto, o algoritmo faz essa entrega analisando os interesses de cada tipo de público. Portanto, se seu conteúdo for relevante para um determinado grupo de pessoas, o algoritmo não prejudicará o seu trabalho. Afinal de contas, haverão pessoas interessadas em seus posts.

Outra questão importante é que, caso você tenha utilizado alguma nova ferramenta criada pelo Instagram, o seu post será prioridade para o algoritmo. Por exemplo, quando o Reels foi criado, aqueles que faziam posts voltados para ele tinham maior prioridade dentro do Instagram.

Outro ponto analisado pelo algoritmo é o tempo que um determinado post prende a atenção do usuário. Dessa forma, ele consegue averiguar se o post é realmente relevante e se deve ser distribuído ou não.

Técnicas de marketing digital

Por mais que o Instagram se atualize com enorme frequência, existem algumas estratégias que sempre funcionam. Ou seja, mesmo com várias atualizações, alguns “truques” atrelados ao marketing digital continuam sendo úteis. Nesse caso, é possível considerar desde a compra de curtidas no Instagram até postagens de alta qualidade.

Ao executar esses “truques” em sua página, o criador passa a ter um norte para fazer seus posts. Assim, ele consegue elevar o crescimento de seu perfil. A seguir, conheça algumas técnicas de marketing digital que podem ser úteis no Instagram:

Fazer boas legendas

marketing de vendas no instagram

Apesar do Instagram ser uma plataforma majoritariamente visual, é importante trabalhar as legendas dos posts. Ou seja, é necessário que os textos complementam a narrativa gerada pela imagem. Aliás, colocar um bom texto na legenda torna qualquer postagem muito mais atraente. Dessa forma, o engajamento da página tende a aumentar com o passar do tempo.

Por isso, é crucial que a primeira frase da legenda seja impactante. Assim, haverá uma chance maior dos usuários permanecerem mais tempo no post. Outra coisa importante é sempre deixar um espaço entre os parágrafos, pois ler grandes “blocos” de texto é muito incômodo. Por fim, colocar emojis ou fazer listas nas legendas costuma deixar o texto mais chamativo.

Ao final de sua legenda, ponha algumas perguntas em sua postagem, pois isso chamará a atenção de sua audiência. Contudo, isso só deve ser feito se o contexto do post permitir. Ademais, aplicar boas técnicas de redação é crucial, pois tornarão sua legenda ainda mais interessante.

Estudar seus concorrentes

como fazer um bom marketing no instagram

Veja o conteúdo postado por seus concorrentes, sejam eles grandes ou pequenos. Dessa forma, você saberá o que está dando certo em seu nicho e o que deve ser descartado. Faça pesquisas, analise as postagens que possuem o maior número de curtidas e comentários. Ademais, observe bem as imagens postadas, pois podem servir de inspiração para sua página.

Entretanto, se inspirar nos concorrentes não significa copiar o que eles postam. Por exemplo, postar, na mesma semana, o mesmo tema que seu concorrente postou é plágio, algo totalmente errado. Além disso, jamais pegue uma frase de outro perfil e poste uma versão parecida como se fosse sua. Afinal de contas, isso também é tratado como plágio.

Divulgar seu perfil em outras plataformas

como as empresas de marketing colocam seguidores no instagram
Marketing no Instagram: divulgue em outras plataformas conhecidas

Semelhante a outras redes sociais, também é possível divulgar o Instagram em outras plataformas. Para isso, você pode inserir um banner em seu site ou blog falando sobre sua página. Além disso, você pode fazer posts no Facebook ou falar de sua página no Twitter.

Contratar uma assessoria

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Outro modo de divulgar a sua página no Instagram é contratar uma assessoria de imprensa. Nesse caso, a assessoria divulgaria sua página de vários modos diferentes, o que aumentaria muito o número de seguidores. Entretanto, é preciso se programar financeiramente, pois o custo de uma assessoria de imprensa é relativamente alto. Por exemplo, para projetos pontuais em empresas pequenas, o preço médio de uma assessoria varia entre R$ 1.500 e R$ 3.500. Por outro lado, para contratos fixos em grandes empresas, o valor médio fica entre R$ 5.000 e R$ 20.000.