Golpes no WhatsApp: o que é, os golpes mais comuns e como se proteger
Atualmente, é bastante comum (nunca será normal) sair em jornais e revistas, notícias sobre golpes de WhatsApp. Através desses golpes, números de cartões são clonados através de conversas, informações confidenciais são vazadas, além de pedirem transferências em nome do usuário que teve o aplicativo clonado.
Fotos vazadas, contas bancárias expostas, transferências feitas é só 10% do verdadeiro e enorme prejuízo para quem é vítima desses golpes.
Tanto pessoas comuns quanto pessoas famosas já foram vítimas de diversos golpes. E hoje a gente vai explicar o que são esses golpes, quais são os mais comuns e dar dicas de como você pode se proteger. Fique atento e venha com a gente até o fim deste artigo.
Confira: Melhores smartphones para comprar em 2021
O que são os golpes no WhatsApp?
Golpes no WhatsApp são invasões que acontecem no aplicativo WhatsApp GB versão recente, onde há um intermediário se passado pelo usuário para pedir dinheiro, clonar telefone e pegar dados bancários, dados de cartões, ver conversas íntimas e pessoais, pois muitas vezes é o que temos nas conversas do WhatsApp. E fazem para obter informações privadas, a troco de nada.
O intuito de quem faz isso é simplesmente prejudicar as pessoas. E por incrível que pareça, é mais comum do que a gente imagina. Hora ou outra é possível a gente ver denúncias sobre o caso, ou alguém próximo comentando: “nossa, minhas conversas sumiram” ou algum parente desconfiado liga e pergunta: “é você mesmo que está pedindo a transferência?”, justamente por não ter o hábito de fazer esse tipo de coisa.
Golpes de WhatsApp mais comuns nos últimos tempos
A seguir, veja os golpes mais comuns através do WhatsApp:
● Links Maliciosos: Links enviados com informações bem atrativas, como se fossem muito boas para serem verdade. Não clique, pois é só uma das portas de entrada para que façam o mal sem que você queira.
● WhatsApp Clonado: São criminosos que se passam por empresas, através de ligações e Whatsapp, que fazem com intuito de avisar que ” houve um erro e que você precisa repassar o código que lhe foi mandado “. Caso você faça isso, já era! Ele terá acesso a suas informações.
● Fake News: Toda hora o Fake News é propagado no WhatsApp. Mesmo que seja proibido, notícias falsas seguem sendo compartilhadas, e muitas vezes acabam atingindo os objetivos: conseguir fraudar os dados.
● Aplicativo Espião: Esse aplicativo conta com um sistema de Spywares, ou seja, de alguma forma é aberta uma brecha e o espião acessa todas as informações do seu celular. Desde a localização, até as senhas dos dados do usuário.
Como prevenir tais golpes?
A seguir, veja essas dicas de como pode prevenir que o indesejado golpe aconteça.
- Para sua segurança maior, deixe seu recado, visto por último e foto visível somente para seus contatos;
- Caso tenha recebido uma mensagem bem suspeita, entre em contato com a pessoa para perguntar se de fato foi ela que mandou tal mensagem;
- Não compartilhe fotos em redes sociais em que podem aparecer dados comprometedores nem salve vídeos do WhatsApp.
- O WhatsApp dá a opção de Dupla Autenticação da conta, pois é bom que você mantenha essa função ativa;
- Aprenda como funciona o backup do WhatsApp.
Gostou do nosso artigo de hoje?
VEJA TAMBÉM: Como colocar senha no WhatsApp para ninguém mexer
Conte abaixo se você já sofreu um golpe, ou uma tentativa. Caso tenha acontecido, siga os passos recomendados acima para evitar que aconteça novamente.
Te vejo na próxima, até mais!